segunda-feira, 25 de julho de 2016

Trazendo a Melzinha para morar na Irlanda - Microchipagem, Vacina Raiva, Sorologia e CZI

Olá pessoal hoje vim falar um pouco do processo de trazer a Melzinha para vir morar na Irlanda com a gente.

Vamos fazer um ano de Irlanda agora em agosto e como vamos renovar resolvi trazê-la. Porque?? Porque não aguento mais um ano sem ela 😍, só por isso. Sinto muita falta e apesar de não saber se irei renovar novamente ou se ficarei ou não por aqui, resolvi traze-la assim mesmo e porque ela é nossa família....


Bom eu vou listar abaixo o passo a passo do que foi feito. Muita coisa precisa de tempo, então eu aconselho a se prepararem pelo menos uns 4 a 5 meses antes da data da viagem.

  1. Microchip - é obrigatório para todos os cães que irão viajar para Europa. Isso tem que ser feito primeiro que tudo. Eu microchipei a Mel antes de sair do Brasil a um ano atrás;

  2. Vacina contra raiva - no cartão de vacina deve constar a data de vacinação e essa data tem que ser após o microchip e antes da sorologia. Eu dei sorte porque a vacina da Mel vencia em janeiro e eu fiz a sorologia em março então não precisei vacinar novamente;

  3. Sorologia - Após vacinar você precisa esperar 30 dias e só após esses dias fazer a sorologia. A sorologia deve ser feita pelo laboratório credenciado pela EU, somente feito por eles que será valido. O teste demora uns 20 dias para ficar pronto;

  4. Quarentena - Após a sorologia o cão precisa ficar 90 dias em quarentena. Só após esses 3 meses que ele poderá sair do país. A sorologia não vence ou seja, você pode fazer quando quiser. Basta você manter a vacina da raiva em dia e ela será válida por toda a vida do cão. Caso a vacina vença aí você deve realizar a sorologia novamente;

  5. CZI ou CVI - Com toda a documentação acima você deve ligar no Vigiagro e agendar sua visita.
Esse é o passo a passo básico. Agora vou listar as dificuldades que tive...
  1. Microchip - nenhuma, achei fácil uma clínica que aplicasse o da Virbac. Fiz na Animalle em BH e paguei 110 reais;

  2. Vacina da raiva - nenhuma;

  3. Sorologia - meu vet não conhecia o processo da sorologia então tive que achar uma outra clínica para fazer. Procurei uma clínica no google, liguei e perguntei sobre e tive sorte de achar uma de primeira. Fiz no Hospital Veterinário Belvedere e paguei 360 reais já com a taxa de delivery do exame em BH, já que ele tem que ser enviado pra SP e depois voltar pra BH. Minha amiga levou a Mel lá, eles tiraram o sangue e fizeram todo o processo, depois me avisaram via whats que o exame tinha chegado e meu irmão pegou para mim;

  4. CZI - eu não fiz o CZI ainda, porém foi aqui que tive mais dificuldade. Eu comprei as passagens primeiro e acho q esse foi meu erro.
Primeiro eu comprei as passagens e reservei o lugar da Mel no voo. Comprei KLM saindo de Guarulhos porque eu tinha planejado em ficar meus 4 últimos dias na praia de Caraguatatuba e de lá eu iria para Guarulhos e pegaria o voo. Seria mais barato do que saindo de BH e mais prático para mim. Depois que comprei fui olhar sobre o CZI da Mel em Guarulhos, aí veio o susto. Eles não funcionam sábado e domingo, minha ida para Paris está marcada para dia 11/09 em um domingo e nessa semana também tem o feriado do dia 07 de setembro e eles também não iam trabalhar nesse dia. Lá eles não fazem na hora, pedem um prazo de 48 horas para ficar pronto, então pensei em passar lá dia 06 e pedir o CZI, porém a atendente me disse que a data de emissão seria o dia 06 e fazendo as contas o CZI chegaria vencido aqui na Irlanda. Perguntei se podia colocar a data da emissão dia 09 porque ai daria certo e ela disse que não abriria exceções porque eles estariam atolados por causa das Olimpiadas. Resumindo não teria como fazer o CZI em Guarulhos porque não se encaixaria nas datas.

Comecei então a pensar em mudar a passagem e sair de BH e desisti da viagem para Caraguatatuba, quando fui olhar isso descobri que não podia sair com a Mel de BH com conexão em SP porque simplesmente a Gol não aceita cães nesse tipo de voo. Se eu quisesse sair de BH teria que comprar separado porque nesse voo a Gol aceita cães, porém eu perderia a franquia de bagagem e teria que comprar bagagem extra e quando cotei era 500 reais por 25kg 😱 irreal o preço. Ridículo isso, não entendo até agora essa regra da Gol. 

Então comecei a me desesperar e liguei em Guarulhos para implorar que eles fizessem o CZI e a atendente me disse que eu podia fazer em Viracopos em Campinas que lá eles fazem na hora. Liguei lá e marquei para o dia 09 as 9 da manhã.

Eu estarei em Caraguatatuba e seria mais fácil se eu tirasse em Guarulhos, vou ter que viajar 3hrs pra Campinas e 3hrs de volta só para pegar o CZI, enfim como não tem como ser diferente vai ser assim.

Ainda não tirei o meu CZI, mas acredito que será tranquilo, porque estou com toda a documentação correta.

Sim é trabalhoso o processo, mas eu acho que vale super a pena e pra mim é mais confortável saber que ela está vindo comigo na cabine do que no porão. No fim também é mais barato. Vou listar abaixo os preços:
  • Microchip - 110;
  • Vacina Raiva - 45;
  • Sorologia - 310;
  • CZI - Gratis;
  • Reserva na KLM para Mel - 220 dolares (uns 800 reais);
  • Bolsa de transporte para Mel - comprei aqui na Irlanda e paguei em euro, foi 50 euros (200 reais).
Total = 1465 reais

Bom esse é o processo que temos que fazer no Brasil para trazer nossos cães para a Europa, porém temos também que pensar no processo na Europa... como esse post ficou gigante eu irei fazer um novo post dessa parte, falando sobre os navios, o vet, o tempo que é preciso ficar em Paris e etc...


8 comentários:

  1. Faz o post contando como é o processo ai sim. :) Ficou ótimo! A minha dúvida grande é como são as casas ai, tem problema em ter cachorro?

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Sim tem bastante problema com isso aqui. É bem dificil achar casa que aceite.

    ResponderExcluir
  3. Oi Danielle,tbém não consigo seguir sem minha bbê . Estou muito estressada com isso , essa parte da Europa eu não contava, a minha é de medio porte o trabalho será bem maior.Meu esposo irá primeiro e eu sigo depois pq tem a questão de moradia .Vc sabe como é a questão de preconceitos com Pit Bull?. Parabéns pelos posts PERFEITOS!!.

    ResponderExcluir
  4. Olha eu pesquisei rapido e desconheço preconceito. Mas se o seu bebê é de médio porte você terá que traze-lo como carga certo? Se sim você terá q contratar uma empresa para fazer infelizmente não dá pra fazer particular.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post,muito informativo!Quero fazer intercambio.Ja microchipei e vacinei minha gata(que ira comigo). Gostaria de saber se posso leva-la comigo no avião ao invés de ir na parte de carga?

    ResponderExcluir
  6. Q bom q gostou 😍. Infelizmente não. Nenhum animal entra pela cabine na Irlanda. Vc terá que vir de navio caso queira q ela venha na cabine com vc do Brasil até Paris e em Paris pegar um navio até a Irlanda.

    ResponderExcluir
  7. Oi. Seu post ajudou a esclarecer algumas dúvidas mas ainda tenho outras...
    Pretendo fazer um intercâmbio em Dublin mas antes de chegar lá pretendo fazer um tour primeiro Itália, depois França e por último Londres, indo de lá para Dublin.
    Faço toda a documentação (chip, vacina, sorologia e CZI) no Brasil e chegando na Itália faço um passaporte europeu para minha cachorrinha?
    E quando for sair de Londres para Dublin é que faço o tratamento contra tênia?
    Indo de Londres para Dublin de avião posso levar ela na cabine comigo ou tem que ser como carga?
    Posso fazer tudo de maneira particular ou tenho que contratar alguém? Quem?

    ResponderExcluir
  8. Vc tem q olhar a regra de cada pais e emitir certicado a cada viagem. Cada pais tem suas regras. Na Irlanda ela nao poderá entrar por aviao independente de onde ela está vindo. Somente por carga ou navio. É isso q sei, mas vc precisa pesquisar cada país e o q eles exigem.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação, iremos moderar com rapidez :-);